Plano de Estágio de 6 Meses na IBEROL

Titulo: Otimização de transporte e bombagem para produtos muito viscosos. Exemplo prático na indústria.

Orientador Empresa: Renato Henriques de Carvalho

Local de Realização: Iberol (Alhandra)

Objectivo do trabalho: A Iberol detém um processo que produz um subproduto cuja viscosidade é muito elevada. Por motivos de determinadas condições operatórias para bombear este subproduto, é necessário diluir com água para que se possa expedir para cliente. Esta diluição acarreta custos logísticos de transporte (transporte de água) em vez do concentrado do subproduto. Existem também limitações em termos de valor máximo de temperatura para que o subproduto não se degrade. Estima-se que 60ºC é o valor mínimo e 80ºC é o valor máximo admissível para cisterna. O objetivo é estudar as limitações que levam à sua diluição e propor alterações processuais e de condições operatórias ótimas para que estas limitações sejam eliminadas.

Como exemplo, pontos a abordar:

1- Sintetizar o estado de arte em literatura de especialidade sobre problemas de viscosidade de fluidos sensíveis termicamente, tipos de equipamentos específicos, perda de carga, etc;

2- Reunir informação e analisar os pontos críticos do processo que impõem a diluição;

3- Caracterização do subproduto para determinar quais as condições operatórias mais favoráveis para trasfega;

4- Realização de anteprojeto de engenharia para o revamping e eliminação dos pontos críticos detetados;

5- Análise técnico-económica para previsão de retorno de investimento.

Resumo: Numa primeira fase o estágio consiste na integração da equipa de trabalho e na compreensão dos processos e departamentos existentes da Iberol. Numa segunda fase, este estágio incide no ponto 1 e 2 referido anteriormente. Numa terceira fase, este estágio incide nos pontos 3 a 5 referidos anteriormente. A quarta fase será a escrita da tese de mestrado. Prevê-se assim um plano de trabalhos como o esquematizado no quadro seguinte:

Departamento de Inovação & Desenvolvimento da IBEROL
Renato Henriques de Carvalho

Esta mesma proposta já foi comunicada ao Gabinete de Dissertações pelo que, deverá estar disponível no fénix em breve.